top of page

O início na Patinação Artística | Modalidade LIVRE


Começar do começo é sempre a melhor opção, né? Então vamos lá:

Modalidades que existem dentro da Patinação Artística: Livre, Dança, Dupla Livre, Dupla de Dança, Show e Precisão.

A iniciação da patinação é baseada na modalidade livre, onde o atleta adquiri o conhecimento dos elementos fundamentais de base como deslizar e cruzar de frente; deslizar e cruzar de costas; bunnyhop (pulinhos com o uso do freio); virar de frente e de costas com um pé ou trocando de pé; salto de dois pés em altura, meia volta e uma volta; corrupio de dois pés e deslizar sobre apenas um pé em posições que serão utilizadas posteriormente nos corrupios mais complexos onde o atleta gira muitas voltas com um dos pés encostados no chão. Parece muito complicado, né? Mas não é! Acredite! As crianças conseguem e a cada novidade é uma alegria tamanha! Na competição é uma combinação de técnica e dança onde o atleta é avaliado pelo grau de dificuldade dos elementos apresentados na coreografia.

Após essa iniciação, o atleta pode optar em fazer outras modalidades mencionadas. Nota-se que a base da patinação é feita pela modalidade livre, modalidade pioneira da patinação, surgida logo após a sua origem que veio através da necessidade de atravessar lagos congelados e começou a ser utilizada como forma recreativa onde os patinadores brincavam de fazer desenhos e com isso criaram concursos para ver quem fazia os desenhos mais bonitos e complexos. A partir daí foram criados os primeiros saltos e corrupios que tão logo foram passados para as rodas como uma alternativa dos patinadores de gelo praticarem a modalidade no verão quando os lagos descongelavam. Na época os mesmos atletas praticavam no gelo e sobre rodas. Em 1860 o norte-americano Jackson Haines combinou os seus talentos de dança com a patinação e revolucionou o esporte introduzindo a música, coreografia e dança.

A primeira competição internacional foi na Áustria em 1882, onde o norueguês Axel Paulsen executou em sua performance um famoso salto que eternizou o seu nome: AXEL. (o famoso Axel...)

Mas esse tópico a gente deixa para as próximas postagens!

Gostaram? Comentem e compartilhem! Ah! E muito obrigada pela visita aqui no blog.

693 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page