top of page

Os benefícios da prática de Patinação como atividade física regular


A patinação é um esporte e como tal promove benefícios básicos da prática de qualquer atividade física. O simples fato de se colocar os patins nos pés e tentar equilibrar-se sobre eles desenvolve no praticante o senso de lateralidade e equilíbrio.

A prática constante e regular de uma atividade física promove a redução de riscos de mortes prematuras, das doenças cardíacas, de adquirir diabetes e pressão alta, de adquirir câncer de cólon, da ansiedade e sentimentos de depressão; auxilia na redução da pressão alta, no controle do peso; promove o bem psicológico; auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, entre outros tantos benefícios.

Mas, e a patinação? Será que ela realmente nos traz benefícios? Sim! Sua prática faz com que estejamos realizando um trabalho aeróbico e assim sendo, auxilia no controle de peso. Trabalha a flexibilidade, equilíbrio, agilidade, força e resistência. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora global e da lateralidade. Modela a musculatura dos membros inferiores e dependendo da posição em que é realizada, trabalha também costas e abdômen. Além de todos esses benefícios, a patinação ajuda a eliminar o stress e reduz a ansiedade, promovendo o bem estar psicológico.

E quando começar? Desde pequenas a crianças podem praticar. A patinação sempre terá início na brincadeira, no cair e levantar. Não dispense a ajuda de um profissional formado em educação física com especialidade em Patinação. O importante é que a criança faça essa experiência e que seja positiva. Quando a criança ainda inicia a prática do esporte, é importante o uso de utensílios de segurança, como o munhequeira, cotoveleiras e joelheiras. Após praticar e alcançar o nível avançado, os equipamentos não são obrigatórios. Se a patinação for na rua, independente do seu nível, não deixe de se proteger!

Técnico Andrea Aracu com a atleta Valentina Armelin

Os tombos são inevitáveis e protegendo os pequenos, os riscos de lesões são menores. Portanto, incentive seu filho a patinar. Ensine-o, estimule-o e faça-o apaixonar-se por essa modalidade esportiva!


2.077 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page